AACM - ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DOS COLÉGIOS MILITARES

 

           

            Caros Companheiros Leais,

 

            Estamos aqui para falar sobre a nossa Associação, apresentá-la aos mais novatos e atualizar as informações àqueles que ficaram muito tempo com poucas ou nenhuma informação a respeito.

            A AACM foi fundada em 26 de abril de 1939, tendo, portanto, 83 anos. Tivemos uma sede na Rua Araújo Porto Alegre, no centro do Rio e também em outros endereços no Centro, mas infelizmente hoje não temos uma sede. Em 25 de agosto de 1965 a AACM recebeu a doação de um imóvel para ser sua Sede Campestre, em Paulo de Frontin, cidade serrana, localizada a cerca de 100km do nosso CMRJ, no caminho para Vassouras, RJ.

            Durante várias administrações nossa Associação teve uma destacada atuação com os ex-alunos, tanto nas sedes do Centro, onde eram realizados vários encontros e atividades, bem como na Sede Campestre. 

            Infelizmente a AACM sofreu um processo de decadência, talvez agravado com o falecimento de dois excelentes funcionários que eram o suporte administrativo da Associação, e chegou ao ponto de perder o contato com o seu quadro de associados, deixando de ter a receita das mensalidades e, consequentemente tornando-se inadimplente em vários compromissos. Além disso, houve uma falta de renovação no quadro dirigente, que provocou a suspensão do uso da Conta Bancária e a inatividade do CNPJ.

            Em maio de 2019 foi cogitada a extinção da Associação, ideia essa que foi abortada com a apresentação de um grupo de voluntários, que se propôs a assumir a tarefa de buscar a recuperação de nossa AACM. Assim sendo uma nova Diretoria foi eleita, encabeçada pelo Sr. Geraldo Freire de Castro Filho, o conhecido Castrinho, um dos símbolos de do nosso CMRJ, amante de nosso Colégio e amado por todos que o conhecem.

            A nova Diretoria tomou posse em agosto de 2019 e já tinha vários projetos alinhavados para serem postos em prática. Realização de convênios com várias Instituições para trazer benefícios para os associados, realização de eventos tais quais: uma corrida rústica que teria a chegada no CMRJ; uma competição hípica no CMRJ; reviver o baile de gala no CMRJ; levantamento de melhorias que a Associação poderia trazer para o nosso Colégio que pudessem contribuir com o aprimoramento da formação dos atuais alunos, bem como contribuir para o Museu do Colégio Militar (vale a visita!); e, muitíssimo importante: a criação de um banco de dados de ex-alunos, desde os mais antigos até os mais novos, a fim de se disponibilizar essa informações (dos que permitissem, evidentemente) para serem utilizadas com um network, na busca de interesses mútuos.

          

            Lamentavelmente, poucos meses depois veio a pandemia, que paralisou praticamente todas as atividades. Nossa primeira tarefa era reativar o nosso CNPJ e registrar a Ata da nova Diretoria no Cartório competente, a fim de legitimá-la e, com isso poder representar a Associação formalmente em todas as Instituições, mormente nos Bancos. O CNPJ foi reativado em tempo relativamente curto, através do nosso Contador, Sr. Arioza, que, embora não seja um ex-aluno, age como se o fosse, colaborando de forma excepcional em nossas demandas. Contudo o registro da Ata levou quase um ano para ser efetivado e só o foi com a participação do nosso Presidente Castrinho, que teve de utilizar a sua imagem pública para obter um tratamento mais ágil.

            Desde então concentramos nossos esforços, em buscar o equacionamento das principais dívidas e a operação da nossa Sede Campestre, que tem funcionários antigos, além de um custo de manutenção e operação.

                                            

            Ainda antes da pandemia fizemos algumas ações de forma a viabilizar a retomada de arrecadação na sede campestre, primeiramente com uma vaquinha virtual, onde arrecadamos quase 11 mil reais, com os quais fizemos a quitação dos compromissos mais urgentes. Em seguida pensamos em lançar uma campanha de adoção das suítes da sede campestre pelas turmas de nosso CM. Fizemos uma experiência com a s turmas de 1975 e 1976, onde arrecadamos R$ 1.500 e R$ 14.000,00 respectivamente, valores que serviram para a realização de melhorias necessárias: troca de toda a roupa de cama e banho, que estavam imprestáveis; substituição de todas as TVs e alguns ventiladores; compra de copos, sanduicheira, micro-ondas, cafeteira térmica, ferro e tábua de passar roupas.

 

             Com a pandemia não conseguimos ir adiante em busca de outras turmas que pudessem fazer o mesmo. Mas agora é hora de cada turma se posicionar! É preciso acrescentar que cada doador (de cada turma) tem o direito de abater o valor da doação nos valores das diárias quando for se hospedar em nossa sede campestre (para isso o organizador responsável pela turma deverá enviar uma planilha com essas informações)

            Desde então estamos conseguindo cada vez mais aumentar a ocupação de nossa pousada, notadamente de segunda à quinta-feira, conseguindo aos poucos que se torne autossustentável. Com alguns projetos (casa do Papai Noel, festa junina, fins de semana de degustação de vinhos, entre outros) vislumbramos um aumento da ocupação também nos fins de semana, como encontros e confraternizações de turmas. Aumentando nossas receitas, tornaremos a nossa casa do Ex-aluno ainda mais agradável e atraente, principalmente aos que ainda não a conhecem.

 

            Agora, atendendo ao que reza nosso Estatuto e Regimento Interno, temos que realizar nova eleição de Diretoria. Realizaremos uma reunião online, e outras se necessário for, como preparação para a Assembleia Geral, que será realizada no próximo dia 16 de junho, no auditório do Colégio Militar.

            Conclamamos aqueles que puderem a se juntar a nós, oferecendo um pouco de seu tempo e experiência na gestão de nossa Entidade, de forma engajada e participativa. Você pode ser útil nas áreas do Direito, Arquitetura, Engenharia, Obras em Geral, Captação de Hospedes, Informática, Organização de Eventos, Comunicação (Redes Sociais), Relações Públicas, administração de hotéis/pousadas e restaurantes e, principalmente, participando da nossa Associação, visitando nossa Sede Campestre e prestigiando os nossos eventos. 

            Queremos participar mais do dia-a-dia dos CMs e ajudar no que for possível frente às necessidades que surjam e que estejam em nosso alcance. Portanto, aqueles que possam colaborar com ideias, novos projetos de parcerias ou mesmo colaborar com os eventos que pretendíamos realizar e a pandemia não nos deixou, serão muito bem vindos.

            Como hoje não temos um Quadro Social, estamos lançando uma campanha para recompor o quadro de associados para realizarmos a nossa próxima AGE dentro do que preconiza o nosso Estatuto. Para isso contratamos uma empresa de cobrança – veja o link abaixo – onde todos os que quiserem poderão fazer a sua adesão. Temos quatro formas de pagamento, cada um escolhe a que for melhor para si. Além da adesão, este link traz um formulário que precisa ser preenchido, com os dados de cada um específico do(s) Colégio(s) Militar(es) onde estudou. 

            Essa ação (arrecadação) também tem como finalidade viabilizarmos uma nova sede da AACM aqui no Rio. Para isso o nosso presidente está tentando fazer uma parceria para dividirmos o espaço hoje ocupado pelo Museu dos Pracinhas (FEB), localizado no centro do Rio de Janeiro. Outra opção seria alugarmos uma sala no Clube Militar, no Centro do Rio. Essa sede gerará algum custo, tanto do imóvel como de pessoal.

           

            Temos uma meta robusta de adesões até o final do ano e contamos com a colaboração de todos, para que divulguem ao máximo o link entre os seus contatos.

 

            A AACM precisa de você!

           

           Se você puder nos ajudar participando de nossa nova Diretoria, no Conselho Fiscal ou no Conselho Deliberativo, manifeste-se comunicando-se com o nosso zap no Rio (21 99773-8948) ou pelo e-mail contatoa.acm@gmail.com, que entraremos em contato.

 

            Caso você ainda não esteja pensando em fazer parte de nosso quadro de associados, gostaríamos que preenchesse os seus dados em nossa página "Cadastro do Ex-aluno" (basta clicar no menu acima, no canto direito desta página). Nosso site está bem desatualizado por falta de pessoal, mas o que importa agora é o nosso cadastro geral.

                                                                                ZUM  ZARAVALHO

                                                                      https://app.galaxpay.com.br/landingpage2865343/planos